O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior e mais movimentado do Brasil, foi reprovado na mais recente avaliação de qualidade de serviços realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O terminal, que movimenta mais de 43 milhões de passageiros por ano, recebeu nota baixa em diversos quesitos essenciais para o conforto e a experiência dos viajantes.
A avaliação da agência reguladora contempla aeroportos concedidos à iniciativa privada que recebem mais de 5 milhões de passageiros anualmente. No entanto, mesmo com o alto fluxo de pessoas — especialmente durante a alta temporada e feriados de fim de ano —, a infraestrutura de Guarulhos deixou a desejar.
Os transtornos para quem utiliza o aeroporto começam antes mesmo do embarque. A reportagem identificou problemas desde a chegada ao edifício-garagem, que frequentemente apresenta lotação máxima, até a área restrita aos passageiros.
Entre as principais queixas que levaram à reprovação do aeroporto estão:
- Limpeza precária: Falta de higiene adequada nos banheiros;
- Infraestrutura danificada: Pisos descascados e obras inacabadas visíveis aos usuários;
- Conforto reduzido: Falta de assentos e conforto nas salas de embarque;
- Logística: Quantidade insuficiente de pontes de embarque e desembarque (fingers);
- Desinformação: Falta de clareza nas informações passadas aos passageiros.
Passageiros ouvidos pela reportagem classificaram o atendimento como "péssimo" e reclamaram dos preços abusivos praticados dentro do terminal, comparando negativamente a experiência com aeroportos internacionais na Europa.
Tarifas sobem apesar da queda na qualidade
Uma das maiores contradições apontadas é a relação entre o custo e o serviço oferecido. Segundo as regras da ANAC, os reajustes das tarifas aeroportuárias deveriam levar em consideração a qualidade do serviço prestado.
No entanto, mesmo com a infraestrutura em baixa e a reprovação na avaliação oficial, as taxas continuam subindo. Em agosto deste ano, a tarifa aeroportuária sofreu um aumento de quase 7%.
Multas milionárias
A má gestão da qualidade já gerou punições financeiras à concessionária que administra o local. O aeroporto já foi multado pela ANAC em mais de R$ 1 milhão. Além disso, existem outros R$ 4 milhões em multas que estão sendo contestados na Justiça pela administração do aeroporto.
A reprovação acende um alerta para os viajantes que planejam utilizar o terminal nos próximos meses, sugerindo a necessidade de paciência extra com a infraestrutura do local.