
Cerca de 9,5 milhões de brasileiros com carteira assinada estão com depósitos atrasados na conta do FGTS. Ao todo, as empresas estão devendo R$ 10 bilhões a trabalhadores de todo o país.
Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm o maior número de trabalhadores no prejuízo. Todo mês, os empregadores têm que depositar o FGTS - o valor é equivalente, na maioria dos casos, a 8% do salário bruto do trabalhador.
É uma forma de indenização para amparar em casos, por exemplo, de demissão sem justa causa, doença grave, catástrofes ambientais e aposentadoria. Quem vai comprar ou construir casa própria também pode usar o FGTS.
O Ministério do Trabalho diz que, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, vem cobrando amigavelmente as empresas devedoras. Caso a empresa não atenda o chamamento do Ministério do Trabalho, ela pode ser autuada e multada.