Rayane Figliuzzi, atual namorada do cantor Belo, foi desligada do posto de musa da Escola de Samba Vila Isabel. A destituição foi motivada pela combinação de faltas nos ensaios e a falta de posicionamento do casal em relação a um grave caso de racismo ocorrido recentemente.
O estopim para o desligamento foi a polêmica que envolveu a amiga de Rayane, Nicole Fagundes, e sua então assessora de imprensa, Juliana Palmer. Em um restaurante em São Paulo, Nicole teria xingado a assessora de "macaca" e, ainda, jogado um copo de bebida contra ela.
Juliana Palmer foi hospitalizada com crise de ansiedade após o incidente.
Omissão e falta de retratação em caso de racismo
Segundo Kaká Meyer, jornalista de entretenimento do Bora Brasil, a Vila Isabel esperava uma retratação pública de Rayane e também do cantor Belo. A escola de samba desejava um posicionamento claro de que o casal "não compactua com o caso de racismo".
Como a retratação não veio, a Vila Isabel emitiu um comunicado oficial em suas redes sociais informando que Rayane Figliuzzi não era mais musa da escola. O comunicado citou como motivos as faltas da modelo aos ensaios — parcialmente devido à sua participação em um reality show — e a necessidade de ter uma musa participativa, além do impacto do episódio de racismo.
A situação ganha ainda mais relevância nos bastidores do Carnaval: Juliana Palmer é uma assessora de imprensa respeitada e é afilhada de Anísio Abrão, patrono da Beija-Flor, que é amigo de Capitão Guimarães, patrono da Vila Isabel.