Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Tarcísio apoia candidatura de Flávio Bolsonaro: "Vai contar com a gente"
Foto: João Valério/GESP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestou-se pela primeira vez nesta segunda-feira sobre a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Durante um evento na Grande São Paulo, Tarcísio reforçou sua fidelidade a Jair Bolsonaro e garantiu apoio ao filho do ex-presidente.

"O Flávio vai contar com a gente. O Flávio tem uma grande responsabilidade a partir de agora, ele se junta a outros grandes nomes da oposição que já colocaram seus nomes à disposição", declarou Tarcísio.

O governador destacou que sua lealdade a Jair Bolsonaro é "inegociável". No entanto, mesmo ao discursar em favor da aliança com Flávio, Tarcísio foi interrompido pelo público presente no evento, que o ovacionou aos gritos de "presidente, presidente".

Ceticismo no Centrão

Apesar do apoio público de Tarcísio, a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro enfrenta resistência entre os líderes do Centrão e o mercado financeiro, que demonstram preferência pelo próprio governador paulista.

O senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (PP), colocou em xeque a viabilidade eleitoral de Flávio. Em visita a Curitiba, Nogueira afirmou que, se a escolha fosse pessoal, apoiaria o filho do ex-presidente pela amizade, mas ressaltou que política exige "pesquisas e viabilidade".

"Isso não pode ser uma decisão apenas do PL", disse Ciro Nogueira, acrescentando que, em sua visão, apenas dois nomes teriam capacidade de unificar o centro e a direita: Tarcísio de Freitas e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

O "preço" da desistência e a anistia

Flávio Bolsonaro admitiu que sua candidatura pode não ir até o fim e afirmou ter um "preço" para negociar sua saída da disputa. Segundo informações de bastidores, a condição seria a anistia de Jair Bolsonaro, permitindo que o ex-presidente retorne às urnas em 2026.

Contudo, essa possibilidade foi descartada pelo deputado Paulinho da Força, relator do projeto da dosimetria na Câmara. "Não tem nenhuma possibilidade de ter anistia no meu relatório. No meu relatório não consta anistia e não vai constar. Só redução de penas", afirmou o deputado.

Flávio se encontra com cacíques do Centrão

O senador Flávio Bolsonaro realiza nesta noite uma reunião em Brasília com caciques do Centrão. O encontro tem como objetivo principal convencer o bloco da viabilidade eleitoral de uma eventual candidatura do senador.

Atenderam ao chamado os principais líderes de partidos da centro-direita:

  • Valdemar Costa Neto, presidente do PL.
  • Ciro Nogueira, presidente do PP.
  • Antônio Rueda, presidente do União Brasil.
  • Rogério Marinho, líder da Oposição no Senado.

Flávio Bolsonaro buscava ainda a participação de outras lideranças, como Marcos Pereira, presidente do Republicanos , partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Condições e Preferências Políticas

A principal condição que Flávio Bolsonaro impõe para desistir de sua candidatura seria um acordo para aprovar a anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro e pela tentativa de golpe , citando o interesse de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, as lideranças do Centrão demonstram muita dificuldade em apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaro. O grupo de centro-direita e o mercado financeiro ainda demonstram preferência pelo nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O governador, no início da noite, reafirmou sua lealdade ao ex-presidente e disse que Flávio Bolsonaro pode contar com seu apoio.

Caso a candidatura de Flávio Bolsonaro seja mantida, a falta de apoio do Centrão pode se confirmar.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Jornal da Band com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...