Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Ciclone extratropical avança e mantém 11 estados em alerta até quinta (11)

A presença de um ciclone extratropical combinada à atuação de uma frente fria mantém o Sul do Brasil e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em alerta até quinta-feira (11). O fenômeno, que ainda está em formação, deve provocar chuva intensa em um curto período, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual chuva de granizo. O sistema avança diretamente sobre o Rio Grande do Sul, mas seus efeitos devem atingir outros nove estados e o Distrito Federal.

O ciclone ainda não está completamente formado, mas se desenvolve rapidamente, característica típica de áreas de baixa pressão atmosférica que dão origem a esse tipo de sistema. Esse aprofundamento explica a previsão de instabilidades persistentes ao longo da semana, com impacto significativo em diferentes regiões do país.

Parte da chuva registrada no início da semana, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas de São Paulo, ocorreu por causa do forte abafamento. O calor intenso antecipou a formação de linhas de instabilidade, que agora passam a ser diretamente influenciadas pelo ciclone extratropical entre esta terça (9) e quinta-feira.

Ventos acima de 100 km/h preocupam as autoridades

O avanço do sistema deve trazer ventos fortes, principalmente no Sul do país. Rajadas superiores a 100 km/h são previstas entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com potencial para queda de árvores, destelhamentos e interrupção de energia. A condição também deve alterar o tempo em São Paulo, onde a tendência é de chuva mais contínua e frequente ao longo desta terça-feira, ficando mais forte ao longo dos próximos dias.

Segundo a previsão, diversas áreas do estado de São Paulo podem registrar ventos próximos a 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos no trânsito. O cenário exige atenção redobrada da população e acompanhamento constante dos avisos emitidos pela Defesa Civil e pelos órgãos meteorológicos.

O ciclone deve se afastar para o alto-mar entre quarta (10) e quinta-feira, mas seus efeitos ainda serão sentidos antes da dissipação completa do sistema.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Jornal da Band com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...